quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

Por que é difícil ter fé hoje? Todos os dias no trabalho se fala sobre tarefas, acontecimentos do dia a dia. Chefes passam atividades, dão ordens e os funcionários cumprem. Deus não tem espaço no trabalho. Deus não tem nada a ver com as decisões do trabalho. Naquelas conversas paralelas que sempre acontecem, as vezes se fala de crença rapidamente. Mas é preferível não estender o assunto visto que cada um tem sua crença particular (mesmo a de que não existe nada sobrenatural).

As pessoas planejam churrascos, festas e encontros. Falam em bebida, comida mas nunca se planejam a ir pra uma igreja. Acho que ví uma vez o pessoal se planejar pra ir a uma igreja: a missa de sétimo dia de uma criança que faleceu, filha de um professor do pessoal. Além disso, vive-se em uma sociedade questionadora que acredita que tudo tem uma explicação lógica e não sobrenatural. Exemplo? Eu pedi um emprego por muito tempo e finalmente me chamaram, algo deu resultado. Foi Deus que me deu. Mas um colega meu disse: só não trabalha quem não quer. Há emprego para todos. Essa não foi minha realidade por nove meses.

Procuramos passar boas imagens no ambiente de trabalho mas em casa a história nem sempre é a mesma. Respeito, carinho, amor, atenção não existem entre pais e filhos, irmãos e visinhos. O vazio que consome o interior humano é preenchido com saidas, encontros, bebidas e vícios nem sempre saudáveis. Não há tempo de pedir desculpa, não há tempo de parar e refletir e dar lugar a um pouco de humildade. Os sentimentos válidos são os nossos mais egoístas.

Professores de universidades, escolas de medicina, são céticos e racionalistas ao extremo, em sua maioria. E nós que temos fé somos ignorantes, loucos, e outros termos que não vale a pena escrever. Mas o livro que é desprezado por estes, escrito a mais de dois mil anos atrás, prevê tal comportamento. E diz em Lucas 17 versos 26 a 30:

E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.

Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.

Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;

Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.

Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.


Lucas 18 verso 8b "...Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?..."


R.P.P.

Um comentário:

  1. Visitando o seu blog, conhecendo que sua caminhada tem sido bênção.
    Continue acreditando no poder do Evangelho que entra em seu coração e sai em suas palavras!
    Beijos!!


    Luíza Tavares

    ResponderExcluir