sábado, 17 de julho de 2010

FFLM e TPM

Não tenho sono
e ouço em minha mente a música que diz
que a vida está passando
vejo as fotos antigas, é mesmo, estou mudando
Vejo as novas fotos, tempos novos chegando
Está chegando a minha vez
de viver o que quase todo ser vivente com mais de 30 viveu....

Eu vejo amigas tornando-se mães, eu me vejo tendo que aprender
a mostrar que posso ser alguém a quem os outros podem entregar
responsabilidades que crianças não tem
e a criança que sou, começa a agir bem menos como criança
tendo que entrar na dança pra não dançar no mundo a fora

É o silêncio da noite, de novo, meu amigo de pensamentos
Me faz lembrar de Deus e da vida
e como não consigo simplesmente viver
porque realmente, naturalmente, observo tudo
como o incrível vagalume que foi parar no meu quarto...
e o conhecimento do meu pai em saber que a chuva o trouxe
e o carinho de um homem maduro e nem sempre delicado
ao colocar nas mãos um insetinho frágil pra vê-lo brilhar
são das coisas que a mente grava quase sem querer

Complexa vida... só Deus não me faz ter tanto medo de você...
Vida, muito mais do que os olhos podem ver...
Eu sei que antes de chegar aqui na terra... muita coisa já aconteceu
Porque eu ouví o chamado de Deus
que me avisou pra eu me aproximar e nunca mais deixá-lo
Os ciclos que se repetem todos os anos
são como as rotinas de uma máquina
e como uma máquina, não existiram pra sempre...

A voz do que não se vÊ se deixa escutar
em todo lugar... suavemente avisa ao que a quer escutar
eu quero. não vou ignorar
pois sei que meus sentimentos não são vãos
...

R.P.P.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Chorar

Nunca se sabe quando, nem por que razão, lágrimas sairão de nossos olhos
Muitas de nós mulheres, temos um FFLM - Fator Facilitador de Lágrimas Mensal
O FFLM tem como constituinte o TPM, e TPM é o nosso Tempo Para Meditar
Nesse tempo surgem muitas razões para chorar, pois geralmente meditamos sobre o lado triste da vida
Ou o lado que nos aborrece, nos irrita. Uma música fora do estilo que gostamos pode ser suficiente para uma cachoeira nos olhos.

Mas há muitas outras coisas que causam água salgada nos olhos: ver o Brasil perder a copa,
perder o celular, cortar o cabelo, cortar o dedo do pé, não receber um telefonema de boa noite,
perfume estranho na camisa do marido...
Coisas engraçadas também: Há pessoas que choram de rir, choram com piadas, choram quando tossem, espirram, ou cortam cebola.

Ao longo de minha ainda curta existência, eu entendí que as lágrimas tem peso. A lágrima circula o coração, e o corpo, e a mente, e vem trazendo consigo vários motivos, alguns leves, alguns pesados. A lágrima quando arrebenta nos olhos, está colocando pra fora, momentaneamente, o peso que carrega-se no peito. Por isso chorar é bom. Mas algumas pessoas tem vergonha, a lágrima quer sair junto com o choro, e o envergonhado coloca um nó na garganta pra eles não sairem.

Tem pessoas que precisam chorar e não choram. Há lágrimas pesadíssimas dentro de si. Motivos fortes como a morte, a solidão, o abandono, a rejeição, a dor da doença, a dor do desrespeito, a dor da humilhação injusta, a dor da injustiça, são todos motivos que deixam as lágrimas pesadas. A dor da violência, a dor do descredito.

Há também quem desperdice lágrimas, lágrimas leves são lançadas fora sem motivo justo. Trazendo mentiras e bobagens de uma mente que precisa crescer: choro de preguiça, choro de comodismo, choro de não me toque, choro por orgulho...

Mas a lágrima tem um motivo certo que é o alívio, foi um mecanismo divino dado ao homem para mostrar a outros homens que o sentimento nos move, o invisível transforma o que se vê. O homem precisa aprender a chorar, chorar pelos motivos certos, chorar aos pés de Deus, chorar e não esconder que Ele é um ser que tem sentimentos.

Bem aventurados os que choram, pois serão consolados... Mateus 6.

Pelo que chorei? Pelo que chorarei? A quem entregarei o peso de minhas lágrimas...

R.P.P.

sábado, 10 de julho de 2010

Desânimo

Desânimo é uma palavra que quando aparece se hospeda no coração, o coração que faz parte da alma, não o que bombeia o sangue em nosso peito. Mas o desânimo é um hospede tão cruel que faz o coração do peito bater diferente do normal. Quando o desânimo se instala trás companhias, a tristeza, o abatimento, e mesmo o desejo de fazer coisas absurdas.

O desânimo não é bem vindo, mas vem sem pedir, mal educado, entra sem bater a porta. E se deixar ele se esparrama pelo coração e faz morada por dias e dias. É tão folgado que chuta a alegria pra fora pois não se entende com ela. Quando estão juntos sempre tem confusão... a alegria não aceita o desânimo e o desânimo não combina em nada com a alegria. Além de tudo o desânimo rouba o alimento da fé... deixa a fé enfraquecer, vai arrodeando aos poucos como quem não quer nada e tirando todo o estoque existente. A fé quando muito fraca tende a dormir e quando a fé dorme abre espaço para a escuridão agir dentro do coração.

Mas o coração tem um dono na terra: o homem. É o homem que vai deixar ou não o desânimo comandar e causar isso tudo. E quando a bagunça está grande, o homem precisa passar as chaves de sua casa para a autoridade superior, dona de todos os corações da terra: Jesus Cristo. Quando as forças humanas não são suficientes para vencer o desânimo que teima em ficar, o homem recorre a Jesus. É preciso acordar a Fé pois ela trabalha diretamente com Jesus. Não é fácil manter a fé acordada depois de um sono profundo, em um estado de fraqueza de quase morte. Mas é possível. A perseverança e olhos voltados para Jesus contribuem.

Oro a Deus que não nos deixe desanimar, que não deixe nada neste mundo nos abater a ponto de deixar de crer. Que fortaleça a sua igreja, em nome de Jesus Cristo. Que nos ajude a influenciar positivamente pessoas a viver mais por fé, a investir no que é eterno. Oro a Deus que nos acrescente fé, como os discipulos pediram. Que a fé tire de nossos olhos qualquer impecilho a visão de Deus, e que completemos nossa carreira guardando a fé dentro do nosso coração. Que o desânimo passe rápido e constrangido e não encontre situação propícia pra se instalar no meio da igreja de Cristo. Em nome de Jesus Cristo, Senhor soberano! Amém.

R. P. P.

domingo, 4 de julho de 2010

Pensamentos do final de um dia

Daqui a 8 horas estarei, se Deus quiser, trabalhando. Mais um final de semana se foi e dele só resta a lembrança dos lugares e pessoas que encontramos, assuntos que conversamos e coisas que fizemos.

E cada dia que passa mais me convenço e mais convicta estou de que não há lugar pra onde eu queira ir, situação que eu deseje viver, sem que Deus esteja comigo. Sem que eu saiba que estou fazendo algo útil, e que meus passos são dirigidos de forma que terei um bom fim, um rumo certo.

O mundo não para, as pessoas se movem, trabalham, doam suas vidas, mentes e habilidades em prol de objetivos variados, emprego, família, escola, sonhos, projetos... mas tudo um dia acaba. Nunca chove o tempo todo, ou faz sol sem parar... tudo na vida cede lugar. A chuva ao sol, o sol a lua, a noite ao dia, o calor ao frio, o velho ao novo, a morte à vida.

Não posso gastar o curto espaço que tenho sem viver da meneira certa. Não posso viver o curto espaço de tempo reservado a mim nesta terra brigando com as pessoas, reclamando do que tenho, estando insatisfeita, criando intrigas e cultivando mágoas e desgostos. É tudo tão rápido que tem que ser vivido em paz, como quem desfruta um descanso na rede na varanda ventilada por meia hora. Um momento de relaxamento que passará logo e por isso tem que ter qualidade.

As pessoas vivem a vida esquecendo que ela terá um fim. Esquecendo que não da pra ficar testando ensaiando. Não há tempo para cultivar o que entristece, aborrece. E quando os aborrecimentos chegam sem que a gente corra atrás deles temos que ao máximo nos esforçar pra que eles não nos afetem... é preciso ter comunhão com Deus, com o autor dos nossos sentimentos, para que Ele nos ajude a vencer nossos conflitos.

O tempo nos empurra pra frente em velocidade constante, não espera, não para... temos que acertar o passo com os passos do tempo ou então seremos empurrados de forma a tropeçar e cair e sair sendo arrastados... o caminho se forma a cada passo sem saber o que se espera dois segundos a frente... mas se nosso pé não vacilar, se Deus for o nosso guia, depois de toda tempestade uma vitória nos aguardará.

Que nesta nova semana deixemos o mal hábito de não refletir sobre o hoje... e possamos viver de forma consciente aproveitandoo da melhor forma, ao lado de Deus, cada instante do nosso dia.

Amém.

R.P.P.