terça-feira, 14 de julho de 2009

Se você quiser... aqui tem

Quanto mais o tempo passa mais eu vejo falta de sentido na vida de quem não tem fé e não quer saber de Deus.

Muito me impressiona a capacidade humana. Ouço as músicas de estilos tão variados que tem um poder de mecher com os sentimentos e transportar nossa mente para os lugares mais diversos. A mistura de notas e sons, rítimos e melodias... todas criações de homens.

Estou aqui escrevendo em uma máquina que me conecta ao mundo antes tão cheio de fronteiras. O homem que descobre coisas tão complexas como a informática que nos permite através de 'zeros e uns' fazer tantas coisas. E o homem que é um poço infinito de sentimentos que o movimenta e o paraliza.

Ao perceber onde estamos e quem somos não há como não questionar sobre a vida: O QUE É ISSO? Já encontramos aqui os sistemas e leis muito bem formados. Nascer, crescer, reproduzir e morrer. Em meio a essa simplificação há tanta coisa que se passa ... que geram a cada instante relatos sem fim.

Quando vejo certos números penso que representam muito. Exemplo: 500. É um número grande se aparecer do nada no chão diante de mim em forma de reais. Mas o que são 500? No mundo são milhares e milhares de línguas, milhares e milhares de cidades, milhares e milhares de culturas! Trilhões de rostos, zilhões de histórias... zilhões de sentimentos... zilhões de lugares e paisagens. Que eu certamente não poderei conhecer por completo na minha curta existência... porque mesmo se tivesse muito dinheiro, para dar voltas ao mundo e estar a cada dia em um lugar diferente do planeta, eu não deixaria de ser limitada. Não deixaria de ter a compreensão limitada, as energias limitadas, os anseios limitados.

Por instantes, que as vezes duram muito, o sentimento de tristeza faz o mundo ficar pequeno e sem valor... a tristeza é o que há de maior nestes momentos. Daí me lembro de Deus. De como preciso Dele... a lembrança bate muito mais forte do que quando estou bem porque sou pega desprevinida, desarmada e indefeza abatida pela tristeza sem ter a quem recorrer se não àquele que tem a razão de tudo em suas mãos.

Já ouví Tom Jobim cantar que a tristeza não tem fim mas a felicidade sim. Há algo maior que nenhum filósofo conseguiu responder... mesmo dedicando a vida inteira na busca. Porque não adianta buscar outra resposta para algo que já está bem respondido. Não adianta querer fujir da verdade, ela não deixará de existir porque a ignoramos. E a verdade se chama Jesus Cristo.

Deus é o princípio e o fim: Apocalipse 22:13 Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

Ao fim do livro de Eclesiastes capítulo 12, o sábio Salomão escreveu algo é a base para a vida próspera (prosperidade em todos os sentidos) de todo homem de bem e é com ela que fecho esse texto:

Eclesiastes
12 E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
13 ¶ De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
14 Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.


R.P.P.

sábado, 11 de julho de 2009

O que fazem?

O que fazem nesses becos, nessas ruas?
O que fazem nessas salas? Nesse quarto? Onde a luz sede lugar às sombras..
O que dizem com suas bocas?
O que fazem aos seus corpos?

Eu vejo belos rostos indo embora antes do tempo
Essa pessoa se envenenando com receitas
Com suas receitas se envenenam
para fujir do mundo através da mente

Tem olhos mas não veem
andam na lama e não percebem
se alimentam de sujeira e não percebem
tem ouvidos mas não escutam

O que faz sozinho alí... o que busca sozinho?
O que fazem juntos
Juntos se encorajam para a desgraça
entre risos colhem um pouco mais de morte
e abreviam seu tempo de vida

Ovelhas perdidas sem Pastor
machucadas cheias de espinhos e feridas
se quiser podes ser curada
e descansar seguro, não precisa mais fujir

Porque o Bom Pastor está aqui
e já veio para te tirar daí
desse buraco que você caiu e não consegue sair
segure em suas mãos
e não olhem pra quem ficou pra trás

Se seus olhos se abriram e você vÊ a mão de Deus estendida...
esqueça os "cegos" ao redor
agarre a mão de Cristo e ganhe vida
todo peso será deixado pra trás
e o que passou já não importa mais

Paz!

R.P.P.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

El tiempo


Hoje! Esse seria o tempo que eu gostaria de congelar... não como as coisas da "Era do Gelo três" que acabei de assistir. Mas se a vida tivesse um reloginho acessível... eu lhe cortaria os fios, arrancaria as pilhas, qualquer coisa p que ele parasse hoje ou no máximo nos 26, 27. Então passaria anos e anos com a mesma idade, como que com formol no sangue. rss...

Com 23 anos olho para o espelho e ainda vejo minhas bochechas, que não são pequenas, no seu devido lugar. Não sou uma beldade para os padrões da moda mas me sinto bem. Olho no espelho e vejo vida, saúde, força... mas não esqueço que tudo isso vai passar como uma vela que com o tempo tem a bela chama apagada.

Quando o pecado entrou no mundo através de uma decisão ruim humana, o cronômetro regressivo de cada homem que nascia foi ativado e hoje todos nós nascemos com nosso cronômetro ligado. O mau ao qual o homem não tinha acesso foi revelado. Perdeu-se a inocencia e veio o egoismo, a malícia entre outros males. E tudo passou a ter curta duração.

Mas o que havia de bom da criação não deixou de existir. Mesmo em meio a um mundo decadente posso encontrar momentos de muita alegria ao ver o mar, ao brincar com um animalsinho de estimação, ao sair com os amigos e conversar, brincar com crianças, ensinar, ao estudar e desenvolver o planeta com a ciência, e tantas outras coisas boas e saudáveis.


E o amor? Quando se encontra alguém especial, não tem coisa melhor. Depois de criar o homem Deus criou a mulher e o amor entre um casal. Por isso é algo tão especial. Tenho certeza que Deus os criou jovens talvez como eu ou um pouco mais jovens. Se sentindo talvez melhor ainda do que me sinto hoje.

Mesmo o mundo sendo mal e estando contaminado pelo pecado, nós ainda podemos encontrar o bem. E Deus sabe que podemos viver aqui ainda algo de bom. Jesus quando estava aqui teve sua oração registrada por um discipulo quando dizia: Não te peço que os tire do mundo mas que os livre do mal (João 17:15).

Jesus veio e nos mostrou que podemos escolher entre o que serve para nós e aquilo que não serve. A separar o bem do mal, e a vivermos uma vida de retidão, ou seja, de abandono do que é mal e corrupto.

Do tempo que passa não posso fujir... Deus tem planos que excedem a minha curta compreensão, mas sei que em meio ao caos desse planeta Ele permite àqueles que o buscam e amam sua lei perfeita, vivenciarem momentos de felicidade e descansar em meio as dificuldades. Não estamos abandonados.

Não vou ter esse desejo de congelar atendido porque é um pedido absurdo... é uma frase comum mas é uma verdade universal: Deus sabe o que faz. E se o tempo passa e a gente se vai com ele, Deus sabe bem o que faz! Enquanto isso vou vivendo o que Deus por seu amor e compaixão nos dá... porque nada temos, nem ofertamos o suficiente para merecer o seu amor e cuidado...

MAs Ele disse que estaria com a gente todos os dias, até a consumação dos séculos. Como está aqui me observando escrever de uma forma que eu não posso compreender, ver ou tocar, apenas sentir. Esse sentimento que não é fantasia mas o sentimento de alguém que se humilha diante da grandeza de Deus, que se rende porque sabe que é impotente diante da soberania de Deus. Porque sei que Ele é digno de ser reconhecido e adorado.

E para finalizar...

Isaías capítulo 40 versos

30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
31 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Abraços!

R.P.P.