sábado, 25 de abril de 2009

Meus sentimentos

Meus sentimentos... são apenas meus?? Ou fazem parte de todos nós homens e mulheres habitantes sem escolha deste planeta.

É indescritível o sentimento de ter que se conformar e simplesmente não poder determinar efetivamente o curso de minha vida. Não sei em que ponto da minha história eu decidi vir ao mundo. Não sei se houve esse momento. Eu acredito que ele me foi dado. A misteriosa existência. Uma dádiva.

Somos colocados aqui com prazo de validade. Durante todo o percurso nosso corpo muda e não sabemos como dividir nossa aparência de nós mesmos. Eu sempre acabo usando o nós. Mas leia como se fosse “eu”.

Criamos tantas espectativas ao longo da vida. Formas de torná-la mais feliz e esquecer que adoecemos, que qualquer coisa pode nos ferir tanto física quanto psicologicamente.

Com 23 anos de existência fico pensando no que escolher se são tantas opções que eu poderia seguir, tantas coisas que eu poderia viver. Olhando a foto da vitrine de uma loja através daquela imagem eu pude ver humanos por trás dela nos fazendo desejar viver aquela imagem.

Os momentos felizes da existência eternizados em imagens, registros de um momento rápido de prazer congelado. Prazer que a gente que não já nasceu em berço de ouro tem que batalhar para ter.

E eu ainda tenho direito de pensar o que posso escolher... estudar para um concurso que me traga um bom salário? Viajar e aprender novos idiomas e conhecer outras culturas? Procurar um emprego que me de um salário pelo menos razoável para me casar logo?

O sistema não nos dá tempo para pensar. O negócio é se arriscar mas... o amanhã é tão branco e sem letra alguma. Ninguém sabe como será... então como saber se a decisão de hoje terá sido a melhor para amanhã???? Como saber se não estou jogando minha juventude pela janala e deixando o tempo escorrer pelas mãos????? O que realmente vale a pena se fazer enquanto se está vivo?

Se enfiar em uma sala fechada com luzes aluscinantes e som alto bebendo até os pés não sentirem mais o chão? Explorar o limite das sensações do corpo?

Ou ir para o meio do mato observar animais, sentir cheiros das flores e do chão?

O mundo é tão grande e eu aqui deitada... vivendo a vida como se estivesse amarrada com tanta coisa para se conhecer por aí a fora. Eu e o tempo... tenho me preocupado com ele mas não quero ficar com a testa listrada por me preocupar antes do tempo com o tempo.

Em meio a esses conflitos... aquilo que meu coração sabe sobre Deus e a existência me fala que tudo foi criado por Deus. E que este mundo que vivo, e entro nele com um apenas um tempo para ficar, está caminhando para o fim.

Que todos tentam se consolar com lazer pela falta de Deus em suas vidas, pela falta de sentido. Mesmo isso fazendo sentido para mim, meu coração ainda dói. E até sobre esta dor Ele continua a dizer: no mundo tereis aflições. Mas tende bom animo. E depois pede pra que não sejamos ignorantes como os que não tem fé.

Me ensina a me preocupar não com essa terra onde tudo é corrosivo inclusive o ouro. Mas a buscar as coisas de Deus. Me ensina que é do invisível que todas as coisas foram feitas e que as coisas reveladas são para nós e as ocultas são de Deus.

E Deus nos deu este saber e a missão de trasmitir para que o homem tenha a opção de entender o mais complexo da existência e crer ou não em seu coração.

Crer em Jesus e buscar as coisas de Deus não é uma tarefa fácil mas nos faz pessoas melhores. No mundo inteiro pessoas diferentes de diferentes culturas cometem os mesmos erros que só podem ser efetivamente mudados com o poder transformador do amor de Deus e do Espírito Santo habitando no coração. Mas como pregar isso a corações que mais parecem pedras?

Quantas vezes a minha fé é posta no fogo! Sombras me impedem de ver claramente e tristeza e melancolia querem me tragar... me fazer ver o mundo como se nada valesse a pena. E realmente quando vejo pessoas fazendo certas escolhas e vivendo dia após dias dessas escolhas terríveis aos olhos da fé e de quem tem fé minha mente entra em choque.

A capacidade que se tem nas mãos de destruir a própria vida... com tanta cegueira espiritual cometem todo erro. O coração cheio de engano que converte o mal em bem e o bem em mal. “É a sua vida ! ACORDE! ACORDE!!!!! ESCUTE DEUS! SEJA LIVRE! NÃO VÁ POR AÍ...” é o que grita um desgosto profundo da alma dentro de mim...

Senhor me ajude, me livre do mal e me faz entender com maturidade. Não me deixe fazer a minha vida algo inútil se há em mim alguma capacidade que o Senhor deu para fazer diferente. Faz em mim a tua vontade e me faz entender aquilo que preciso, em nome de Jesus!

Amém

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Conversa com Deus...


O que é uma conversa? Duas pessoas interagindo trocando informações?

Quando estou ao telefone com meu noivo dizem os estudiosos que falo em média 22 mil palavras enquanto ele 8.000... mas se em algum momento eu falo e não ouço resposta logo me aborreço: "Menino!!! Ta prestando atenção não??? Você está vendo alguma coisa aí não é???? Nem ouviu o que eu falei!" ou então, quando o assunto é polêmico "você não vai dizer nada sobre isso??"

E numa hipótese mais simples, iria logo analisar se a linha caiu ou algo assim. Nós humanos não aguentamos conversar sem interação... com a gente tem quer ser: enviar mensagem e receber mensagem... por mais que o processamento delas na mente n seja o mais perfeito, a gente tem que receber de volta, tem que ter o feedback imediato! Ou então ficamos muito frustrados e chateados.

Mas o que meu noivo é? Além de um fofo lindo que eu amo, ele é um ser humano, um homo sapiens. Ele respira, se alimenta, escuta, vê, anda... trabalha e estuda. Tem uma família legal e amigos além de trabalhar na igreja. Mas quase nunca consegue fazer bem mais do que três coisas ao mesmo tempo. Eu estou me preparando para ser uma parte muito importante de sua vida. Sua esposa e consequentemente o início sua futura nova família. E pedir um pouco mais de atenção a Ele em uma conversa diante deste fato não é nada de se surpreender! Quero ressaltar aliás, que ele é muito atencioso! Eu é que sou muito exigente certas horas :P

Mas e quando se trata de uma conversa com Deus...? Certa vez refletindo triste pensei: as vezes a conversa com Deus se parece algo unidirecional... sem respostas. Eu apenas envio, envio... e não tenho de volta o que tanto desejo, um feedback divino.

Queremos transformar Deus em homem e exigir dele da forma como exigimos de um noivo ou amigo com quem papeamos? Desde que nascemos Deus se comunica conosco de forma muito diferente da nossa comunicação comum:

Primeiro, não podemos ver Deus como vemos aos outros. Quando ele nos permite ver, os primeiros a quem contemplamos são aqueles que cuidam de nós.
Depois passamos a ver as obras que Ele criou. Animais, mar, céu, plantas e a natureza em geral. Vemos mais uma vez a obra e não o seu artista. E é tudo tão grande e maior do que nós. Tudo tão fora de nosso controle. Tudo se auto regula: os ventos, o dia, as estações!

Então mesmo sem conhecer a Deus percebemos que estamos inseridos em algo maior do que podemos entender e essa é a primeira comunicação de Deus conosco! Quando o céu e a terra nos mostram que tem alguem maior por tras de sua perfeição!

E Deus nos dá a oportunidade de conhecer a Cristo e entender através de homens pregadores o seu plano para nossa vida. Mais uma vez Ele fala com a gente mas não se apresenta diretamente. O evangelho que nos leva a ele nos é anunciado por homens iguais a nós!

E quando recebos a palavra crendo no coração coisas lindas acontecem no nosso interior, novos sentimentos brotam de dentro de nós nos fazendo mudar para melhor, mostrando mais uma vez que é o invisível que move todas as coisas inclusive nós mesmos. Invisível mas não impercepitível! A gente sente e percebe!

Então penso: Quem é Deus? O autor do unvierso onde estou inserida, o criador de todas as coisas, aquele a quem me assemelho como ser pessoal, aquele que está em todos os lugares, que sabe de todas as coisas e que tem todo o poder para fazer o que bem lhe aprouver. E que ao mesmo tempo se colocou proximo a nós nos chamando de filhos e amigos. Mas não posso esquecer e trata-lo apenas como um pai. Mas como Senhor soberano sobre tudo e todos inclusive o meu querer.

Mas como posso eu exigir que este Deus se comunique comigo da mesma maneira como exijo de meu noivo?? Como posso insistir pra Ele que sabe todas as coisas faça algo da maneira que eu gostaria??? Como Cristo ensinou, seja a feita a vontade do Pai! Eu peço sim, nós podemos pedir como filhos... os filhos pedem aos pais o que querem mas precisam estar dispostos a ouvir o sim e o não que eles lhes dão.

Mesmo assim eu creio que como diz a Bíblia, aquele que busca a Deus de coração, de todo o coração o encontra... e as vezes é necessário insistir... insistir... como está em Lucas 18 para encerrar o discurso:

1 ¶ E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,
2 Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.
3 Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
4 E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,
5 Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
6 E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz.
7 E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

... por hoje é isso

Fiquem na paz de Deus!

R. P. P.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Você precisa

Cada um tem a sua história, nenhum berço é completamente igual. O lugar (meio) onde nascemos nos faz diferentes uns dos outros. O ângulo em que se enxerga a vida depende de onde estamos posicionados e nos nossos primeiros passos no mundo não determinamos essa posição.

Embora tenha nascido em um lugar cheio de regras, motivos e fé, e ter sido por muito tempo levada no colo, e caminhado segurando as mãos que me criaram, chegou o dia e o tempo que aos poucos fui focando as lentes nas direções que bem entendí, soltei as mãos e dei meus passos sozinha... e percebí que a vida tinha aos meus olhos mais coisas a se descobrir do que o que os meus pais ensinaram.

Conhecí pensamentos, idéias, crenças e descrenças... vários estilos de pessoas, famílias de sangue e famílias de coração...
Pessoas que levam a vida muito a sério, outras que não se levam a sério... pessoas que tem regra para tudo, pessoas que não tem regra para nada... absolutismo e relativismo.

Mas diante disso tudo algo que ouví ficou e não passou como mais um acontecimento do cotidiano. Não pude e não posso ignorar que existo e que esse existir é um fato inexplicável e maravilhoso

Amo viver mas quero passar pela vida sabendo o que ela é para que eu possa viver da melhor maneira. E quando eu me questionei sobre as verdades da vida, em meio as religiosidades, misticismos e ateismos eu ouví falar de um homem que foi ousado e inigualável. Este homem respondeu de forma simples e completa os questionamentos que eu fazia dizendo: Eu sou o caminho a verdade e a vida. Quem é esse homem? Jesus. Sim, o famoso Jesus do Natal... famoso de nome mas tão pouco conhecido...

Busquei sobre Ele, conhecer mais da fonte que fala dele... O que tem esse homem que diz ser a verdade, a vida??? E aprendí e tenho aprendido coisas muito preciosas.
Desde então tudo ganhou um sentido e os passos que dou são segurando em suas mãos porque descobrí que como ser humano sempre serei, mesmo quando velha, incapaz de andar sozinha, infeliz em andar sem destino...

E minha vida hoje está com Ele, Jesus Cristo, meu Deus, único e REAL, verdadeiro. E isso vai muito alem de uma simples crença ou religiosidade... é o encontro com a essencia do que sou... a fonte da minha vida

Aconselho a você que quer mais do que simplesmente viver: busque conhecer a esse Jesus... não só em igrejas ou rezando o terço ou o pai nosso... mas falando com Ele em oração com a sinceridade da criança que tira duvida com o pai e que corre para os braços daquele que lhe oferece a sensação de abrigo.

Jesus veio com a missão de chamar os que estão sem destino, para um destino de paz, verdades, justiça e amor no sentido mais puro e real dessas palavras. Se você tem isso em seu coração não perca tempo com outras coisas.... não deixe a vida passar e você viver errando, dando mancada e construindo memórias ruins para sua vida... aproxime-se de Deus através de Jesus Cristo, o caminho a verdade e avida sem o qual ninguem se chega a Deus.